Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 17-02-2021. Escrito por
Lido 211 vezes
Modificado em sexta-feira, 02 abril 2021 17:29
Publicado em Actividades

REDE DE OFERTAS PROFISSIONALIZANTES NA LEZÍRIA DO TEJO

 

Sabia que na Lezíria do Tejo 42% dos alunos optam no 10º ano por ingressar num Curso Profissional?


Sabia que no atual ano letivo (2020/2021) encontram-se em funcionamento 32 cursos diferentes?


Sabia que um aluno, ao terminar um Curso Profissional, está apto a entrar no mercado de trabalho, mas pode igualmente candidatar-se ao ensino superior?

 

Ao terminar o Ensino Básico (9º. ano), o aluno pode continuar o seu percurso escolar optando entre os Cursos Científico-Humanísticos ou entre os Cursos Profissionais, que são cursos de dupla certificação - para além de permitirem concluir o Ensino Secundário (12º ano), permitem obter uma especialização profissional.

Além das disciplinas científicas e socioculturais, os Cursos Profissionais têm uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização. Estão também incluídos estágios e práticas em contexto laboral. Desta forma, os alunos dos Cursos Profissionais beneficiam de uma componente prática e uma aproximação ao mercado de trabalho. Ou seja, trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado do trabalho. Tal como os Cursos Científico-Humanísticos, os alunos do ensino profissional também podem candidatar-se ao ensino superior.

Os Cursos Profissionais são lecionados em escolas da rede pública; escolas profissionais (públicas ou privadas), ou estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Nos 11 municípios da Lezíria do Tejo existem ofertas em 17 estabelecimentos de ensino, que no corrente ano letivo (2020/2021) têm a decorrer 32 cursos de diferentes temáticas. Conheça os Cursos Profissionais em funcionamento no ano letivo 2020/2021 na Lezíria do Tejo aqui.

Pretende-se que os Cursos Profissionais respondam às necessidades dos empregadores, de acordo com as dinâmicas da economia do território, mas também possam responder aos interesses e perspetivas de sucesso dos jovens, abrangendo a maior variedade de setores de formação possível.

Depois de terem sido estabelecidos, a nível nacional, metas e objetivos para o Ensino Profissional, a CIMLT assumiu, a partir de 2018, a participação no processo de planeamento e concertação da Rede de Ofertas Profissionalizantes. O processo e metodologia para concertação da rede é definido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), com recurso a ferramentas como o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) ou o Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação (SANQ).

O SANQ é um sistema de diagnóstico de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias, que permite estabelecer orientações para a definição da rede de oferta formativa. Ou seja, de acordo com uma variedade de indicadores e em função das especificidades de cada região, há uma classificação dos Cursos (de 1 - pouca relevante a 10 – muito relevante) que indicam quais as Qualificações com maior valorização ou relevância atribuídas pelos empregadores e decisores municipais. Conheça as relevâncias do SANQ para a região da Lezíria do Tejo para o ano letivo 2021/2022   spreadsheet aqui (29 KB)

A primeira intervenção da CIMLT no âmbito do SANQ remonta a 2018, tendo se obtido o Estudo de Antecipação de Necessidades de Qualificações na Região da Lezíria do Tejo. A revisão periódica deste documento é imperativa e atualmente a CIMLT encontra-se a proceder a uma reavaliação do SANQ, que estará em vigor para o ano letivo de 2022/2023.

Saiba mais no Portal da Oferta Formativa.

 

Classifique este item
0% - (0 votos)
voltar ao topo