Ir para o conteúdo

CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

Página principal

Destaques

Procedimento Concursal

Está aberto o procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público,em regime de contrato em funções públicas por tempo determinado para o...

Read more

Destaques

Transportes

    No âmbito da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, as Comunidades Intermunicipais e os Munic...

Read more

Destaques

Visite o Ribatejo

O Ribatejo pode considerar-se, pela sua localização, o coração de Portugal. Cruzada pelas melhores vias rodoviárias e ferroviárias, é nesta região que se encontra o Portu...

Read more

Destaques

Inspeção de Elevadores

Inspeção de Elevadores   O prédio onde reside tem elevador? Então isto interessa-lhe. Sabia que é obrigatório ter um contrato de manutenção mensal com uma empresa de m...

Read more

Agenda

Mo Tu We Th Fr Sa Su
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
  SEGUIR

A Festa Brava

A Festa Brava
Este é, indiscutivelmente, um produto ímpar no Ribatejo e que caracteriza a região.
Querem maior unidade nacional que a Festa taurina? praças do Minho ao Algarve, mas o solar, a criação, as ferras e as tentas, as esperas de touros, são património histórico e cultural das gentes do Ribatejo. E com elas a alma maior da tourada: o cavalo, o cavalo Lusitano que aqui, em terras de “charneca”, vizinhas da planície alentejana, encontra óptimas condições de criação.
Convém recordar as origens helénicas da Festa e que o ribatejano se orgulha de perpetuar semelhante mestria e valentia ancestral. Para depois, com as caravelas quinhentistasconstruídas com madeira saída do Pinhal da Azambujater transmitido a sua arte tauromáquica a povos sul-americanos e asiáticos.
Se for ao campo e se assistir a uma ferracontemplado o pastoreio do gado nas “lezírias” de águas salobras, ou na “charneca”, de ambiental riqueza vegetativa como o sobreiroentão, sim, entenderá a paixão do ribatejano na prática da sua arte maior. Mais: hoje considera-se que este ambiente agro-florestal é propício ao “habitat” de aves em risco de extinção, de tal modo se encontra preservado o meio ecológico onde o touro e o cavalo se criam.
Uma volta pelo campo – e a indispensável visita às ganadariasnão dispensa a verdadeira festa nas praças de touros que os filhos de Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Santarém ergueram como verdadeiras “catedrais”. Algumas de riquíssimo valor artístico, no campo da azulejaria.
Festa Brava, que alia o touro ao cavalo, lado a lado com a bravura e a arte do toureiro e do Este forcado. No campo, hoje, esmiuça-se a figura do campino, mas, sempre se perpetua a coloração do seu traje, de jaqueta vermelha e barrete verde, debruado a vermelho. As cores nacionais.
Em contrapartida, disseminaram-se cada vez mais as coudelarias por toda a região. Anos a fio, a cuidar do cavalo e da égua, para apenas uma hora de brilhante exibição, frente a milhares de aficcionados que aplaudem, no seu essencial, a audácia e destreza de homens do Ribatejo.
Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo do Ribatejo

Contactos Úteis

  • CIMLT

  • Portais Municipais

  • Correio eletrónico

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Geral)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inspeção elevadores)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Central de compras eletrónicas)

     

     

  • Contactos Telefónicos

    Tel.: 243 303 240

    Telm.: 962 049 276

    Fax: 243 303 243

  • Sites

    www.cimlt.eu 

    cce.cimlt.eu (Central de Compras Eletrónica)

    www.visitribatejo.pt (Turismo do Ribatejo)