Ir para o conteúdo

CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

Página principal

Projectos

PPEC | Plano de Promoção da Eficiência n…

A CIMLT é promotora de 3 medidas ao PPEC 2017-2018 (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica). Duas das medidas contemplam os 11 Municípios associad...

Read more

Destaques

Transportes

No âmbito da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, as Comunidades Intermunicipais e os Municípios ...

Read more

Projectos

Alentejo 2020

O Programa Territorial Integrado “Lezíria 2020” pretende definir a estratégia de desenvolvimento para o território da Lezíria do Tejo, incluindo a identificação das inici...

Read more

Projectos

​​​​​​​​​​​​SI2E - Sistema de Incentivos…

O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), regulamentado pela Portaria 105/2017 de 10 março, visa apoiar projetos de criação, expansão ou modernizaç...

Read more

Destaques

Inspeção de Elevadores

Inspeção de Elevadores   O prédio onde reside tem elevador? Então isto interessa-lhe. Sabia que é obrigatório ter um contrato de manutenção mensal com uma empresa de m...

Read more

Agenda

Mo Tu We Th Fr Sa Su
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
  SEGUIR

A Festa Brava

A Festa Brava
Este é, indiscutivelmente, um produto ímpar no Ribatejo e que caracteriza a região.
Querem maior unidade nacional que a Festa taurina? praças do Minho ao Algarve, mas o solar, a criação, as ferras e as tentas, as esperas de touros, são património histórico e cultural das gentes do Ribatejo. E com elas a alma maior da tourada: o cavalo, o cavalo Lusitano que aqui, em terras de “charneca”, vizinhas da planície alentejana, encontra óptimas condições de criação.
Convém recordar as origens helénicas da Festa e que o ribatejano se orgulha de perpetuar semelhante mestria e valentia ancestral. Para depois, com as caravelas quinhentistasconstruídas com madeira saída do Pinhal da Azambujater transmitido a sua arte tauromáquica a povos sul-americanos e asiáticos.
Se for ao campo e se assistir a uma ferracontemplado o pastoreio do gado nas “lezírias” de águas salobras, ou na “charneca”, de ambiental riqueza vegetativa como o sobreiroentão, sim, entenderá a paixão do ribatejano na prática da sua arte maior. Mais: hoje considera-se que este ambiente agro-florestal é propício ao “habitat” de aves em risco de extinção, de tal modo se encontra preservado o meio ecológico onde o touro e o cavalo se criam.
Uma volta pelo campo – e a indispensável visita às ganadariasnão dispensa a verdadeira festa nas praças de touros que os filhos de Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Santarém ergueram como verdadeiras “catedrais”. Algumas de riquíssimo valor artístico, no campo da azulejaria.
Festa Brava, que alia o touro ao cavalo, lado a lado com a bravura e a arte do toureiro e do Este forcado. No campo, hoje, esmiuça-se a figura do campino, mas, sempre se perpetua a coloração do seu traje, de jaqueta vermelha e barrete verde, debruado a vermelho. As cores nacionais.
Em contrapartida, disseminaram-se cada vez mais as coudelarias por toda a região. Anos a fio, a cuidar do cavalo e da égua, para apenas uma hora de brilhante exibição, frente a milhares de aficcionados que aplaudem, no seu essencial, a audácia e destreza de homens do Ribatejo.
Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo do Ribatejo

Contactos Úteis

  • CIMLT

  • Portais Municipais

  • Correio eletrónico

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Geral)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inspeção elevadores)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Central de compras eletrónicas)

     

     

  • Contactos Telefónicos

    Tel.: 243 303 240

    Telm.: 962 049 276

    Fax: 243 303 243

  • Sites

    www.cimlt.eu 

    cce.cimlt.eu (Central de Compras Eletrónica)

    www.visitribatejo.pt (Turismo do Ribatejo)