Ir para o conteúdo

CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

Página principal

Destaques

PiiCiE LT - Plano Integrado e Inovador d…

O PiiCiE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo é promovido pela CIMLT e financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no A...

Read more

Destaques

Transportes

    No âmbito da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, as Comunidades Intermunicipais e os Munic...

Read more

Destaques

Visite o Ribatejo

O Ribatejo pode considerar-se, pela sua localização, o coração de Portugal. Cruzada pelas melhores vias rodoviárias e ferroviárias, é nesta região que se encontra o Portu...

Read more

Destaques

Inspeção de Elevadores

Inspeção de Elevadores   O prédio onde reside tem elevador? Então isto interessa-lhe. Sabia que é obrigatório ter um contrato de manutenção mensal com uma empresa de m...

Read more

Agenda

Mo Tu We Th Fr Sa Su
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728
  SEGUIR

Projeto PrioritEE – Priorizar Medidas de Eficiência Energética em Edifícios Públicos: uma ferramenta de apoio à decisão para autoridades públicas locais e regionais

Site oficial do projeto: https://prioritee.interreg-med.eu/

 

CIMLT é parceira de projeto europeu para testar ferramenta de eficiência energética em edifícios públicos

O ‘PrioritEE’ é um projeto liderado pelo Conselho de Investigação Nacional de Itália e beneficia de financiamento da Comunidade Europeia, no âmbito do Programa Europeu de Cooperação Transnacional para a área Mediterrânea - Interreg MED 2014-2020.

O objetivo é reforçar as competências dos organismos públicos locais e regionais, ao nível do desenvolvimento de políticas e do planeamento estratégico para a gestão energética de edifícios públicos. Envolve 10 parceiros de cinco países mediterrâneos: Itália, Portugal, Espanha, Grécia e Croácia, com uma dotação orçamental de mais de 2 milhões de euros. 

Em particular, o projeto irá desenvolver uma toolbox para promover a eficiência energética e a utilização de energia de fontes renováveis em edifícios públicos municipais, priorizar investimentos em medidas mais eficientes energeticamente, definir e preparar 5 pilotos em cada região envolvida no projeto, permitindo testar a toolbox nessas regiões e compilar e analisar as experiências de cada uma delas.

Os parceiros do Consórcio do projeto ‘PrioritEE’ são os seguintes:

- Conselho de Investigação Nacional de Itália - Instituto de Metodologias para Análise Ambiental (CNR-IMAA) - Itália

- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) - Portugal

- Centro de Eficiência Energética e de Energias Renováveis (CRES) - Grécia

- Sociedade Energética Lucaniana (SEL) - Itália

- Agência de Energia regional da Croácia Oeste (REGEA) - Croácia

- Universidade de Zaragoza (UNIZAR) - Espanha

- CIMLT-Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) - Portugal

- Agência de Desenvolvimento Regional da Macedónia Oeste SA (ANKO) - Grécia

- Município de Karlovac - Croácia

- Concelho Provincial de Teruel (DPT) – Espanha

Estima-se que os edifícios públicos da Lezíria do Tejo consumam cerca de 63,6 GWh de eletricidade, podendo este valor ser reduzido através da aplicação de diferentes medidas de eficiência energética. No entanto, importa estudar e saber muito bem como e onde a aplicação dessas medidas de melhoria da Eficiência Energética é mais eficiente, obtendo-se períodos de retorno do investimento mais curtos, que permitam um reinvestimento em outras medidas.

Deste modo, o desenvolvimento de uma ferramenta que permita priorizar as medidas de eficiência energética, consoante as tipologias de construção e consumos dos edifícios públicos, irá certamente reforçar a capacidade das administrações públicas selecionarem e implementarem as medidas de eficiência energética mais adequadas a cada caso, tendo em conta a relação custo-benefício de cada medida e comparando diferentes alternativas e cenários, de forma a hierarquizar e ponderar os investimentos a realizar.

Assim, considera-se que o projeto ‘PrioritEE’, no âmbito do programa Europeu Interreg – MED, irá revelar-se uma grande mais-valia para os Municípios da Lezíria, na prossecução das metas de eficiência no consumo energético estipuladas para a Administração Pública, nomeadamente a descarbonização dos edifícios do Estado.

Aceda à descrição integral do Projeto (em inglês) pdf aqui (279 KB) .

 

EVENTOS:

- 1º Workshop para compilação de requisitos dos Municípios sobre eficiência energética 

No dia 28 de junho de 2017, a CIMLT recebeu o 1º Workshop no âmbito do projeto europeu ‘PrioritEE’, que pretende reforçar as competências dos organismos públicos locais e regionais na seleção e implementação de medidas de planeamento energético sustentáveis e custo-eficazes. O evento contou com a presença de representantes dos Municípios associados da CIMLT, da AREANATejo e da FCT-UNL.

O principal objetivo deste Workshop foi identificar os requisitos das autoridades locais para o desenho de uma ferramenta de priorização de medidas de eficiência energética e renováveis, a partir do conhecimento das experiências anteriores na implementação de medidas similares, definindo as tipologias de edifícios públicos municipais e as expectativas técnicas do projeto e da ferramenta a ser criada, bem como do seu grau de detalhe e da sua utilização.

Irão decorrer outros dois Workshops com os Gestores Municipais de Energia dos Municípios da Lezíria do Tejo, com o objetivo de avaliar a ferramenta criada e testá-la, garantindo que a mesma permite fazer uma avaliação transparente e objetiva de oportunidades de investimento, oferecendo várias possibilidades para as autoridades locais alcançarem metas de poupança de energia (e de CO2) e apresentando os resultados sob a forma de uma lista de intervenções por edifício, rotuladas com índice de prioridade.

 

- 1º Local Living Lab para sensibilização dos utilizadores dos edifícios públicos para a melhoria da Eficiência Energética nestes espaços 

No dia 22 de novembro de 2017, a CIMLT organizou uma visita a edifícios públicos de 2 Municípios com o objetivo de identificar necessidades e oportunidades de investimento em medidas de eficiência energética com os utilizadores e gestores dos edifícios públicos, bem como sensibilizá-los para as boas práticas no consumo de energia e promover mudanças de comportamento nesta área.

As apresentações foram dinâmicas e o público-alvo foi bastante recetivo e participativo, tendo sido visualizados, em tempo real, os consumos dos locais, com o recurso aos sistemas de gestão de consumos energéticos instalados. Houve também a possibilidade de fazer uma visita pelos espaços, identificando equipamentos de elevados consumos e oportunidades de melhoria da sua eficiência.

Irão decorrer outros dois Local Living Labs com o intuito de envolver os utilizadores dos edifícios públicos e alargar os benefícios do projeto ‘PrioritEE’ a toda a comunidade.

 

FOTOS DOS EVENTOS

 

Saiba mais sobre o Projeto ‘PrioritEE’ aqui:

- NEWSLETTER 1;

- pdf NEWSLETTER 2 (1.10 MB) ;

- pdf BROCHURA (16.94 MB) .

 

 

 

 

Contactos Úteis

  • CIMLT

  • Portais Municipais

  • Correio eletrónico

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Geral)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inspeção elevadores)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Central de compras eletrónicas)

     

     

  • Contactos Telefónicos

    Tel.: 243 303 240

    Telm.: 962 049 276

    Fax: 243 303 243

  • Sites

    www.cimlt.eu 

    cce.cimlt.eu (Central de Compras Eletrónica)

    www.visitribatejo.pt (Turismo do Ribatejo)