Ir para o conteúdo

CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

Página principal

Projectos

​​​​​​​​​​​​SI2E - Sistema de Incentivos…

O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), regulamentado pela Portaria 105/2017 de 10 março, visa apoiar projetos de criação, expansão ou modernizaç...

Read more

Destaques

Visite o Ribatejo

O Ribatejo pode considerar-se, pela sua localização, o coração de Portugal. Cruzada pelas melhores vias rodoviárias e ferroviárias, é nesta região que se encontra o Portu...

Read more

Destaques

Inspeção de Elevadores

Inspeção de Elevadores   O prédio onde reside tem elevador? Então isto interessa-lhe. Sabia que é obrigatório ter um contrato de manutenção mensal com uma empresa de m...

Read more

Destaques

Reabilitação Urbana

                        A reabilitação urbana é hoje uma opção indiscutível para reavivar a atividade económico-social de uma cidade ou vila.    • OBJETIVOS...

Read more

Agenda

Mo Tu We Th Fr Sa Su
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
  SEGUIR

Carta de Ruído

O quadro legal relativo a ruído ambiente é definido pelo pdf Decreto Lei 9 /2007, de 17 de Janeiro, que aprova o Regulamento Geral de Ruído (RGR) e pelo pdf Decreto Lei 146 /2006, de 31 de Julho, que transpõe a Directiva nº2002/49/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Junho, relativa à avaliação e gestão do ruído ambiente (a chamada Directiva Ruído Ambiente - DRA).

O RGR estabelece o regime de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações

Os municípios têm a competência de fiscalizar o ruído das actividades licenciadas para verificação da conformidade legal, na sequência de reclamações por parte de cidadãos incomodados com os níveis sonoros de estabelecimentos comerciais ou de restauração.

Não se deve confundir a verificação da conformidade legal do Ruído Ambiente com:
Ruído Laboral
Ruído de Máquinas e Equipamentos
que são regulados por outra legislação e fiscalizados por outras instituições.

O objectivo da CIMLT é contribuir para que os seus municípios associados exerçam com rigor as suas competências de fiscalização do ruído das actividades ruidosas.

A contribuição da CIMLT é efectuar avaliações acústicas para verificação da conformidade legal no âmbito das competências de fiscalização dos municípios.

O âmbito das avaliações acústicas de Ruído Ambiente é a Medição dos Níveis de Pressão Sonora, Critério de Incomodidade e Determinação do Nível Sonoro de Longa Duração, ambas na sequência de solicitações dos municípios associados.

A CIMLT realiza medições acústicas de verificação de incomodidade desde meados de 2003, tendo elaborado cerca de 100 avaliações acústicas.

A CIMLT foi acreditada para a realização destes ensaios em Setembro de 2011.

A CIMLT também realiza sessões de esclarecimento com os seus municípios - ver pdf Ruído Ambiente na Perspectiva Municipal .

A CIMLT esteve presente nas comemoraçoes dos 30 anos da SPA - Sociedade Portuguesa de Acústica, no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), com a seguinte apresentação: pdf A Problemática do Ruído na Perspectiva Municipal .

Contactos Úteis

  • CIMLT

  • Portais Municipais

  • Correio eletrónico

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Geral)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inspeção elevadores)

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Central de compras eletrónicas)

     

     

  • Contactos Telefónicos

    Tel.: 243 303 240

    Telm.: 962 049 276

    Fax: 243 303 243

  • Sites

    www.cimlt.eu 

    cce.cimlt.eu (Central de Compras Eletrónica)

    www.visitribatejo.pt (Turismo do Ribatejo)